quarta-feira, 12 de junho de 2013

A importância da ultra-sonografia na gravidez

Fazer a ultra-sonografia durante a gravidez é muito importante para a obtenção de informações sobre a saúde do bebê. Ela deve ser realizada assim que a gravidez for descoberta e em determinados períodos da gestação.Este exame pode ser realizado quantas vezes for necessário, já que não há nenhuma contra-indicação. Em uma gravidez de alto risco ele é extremamente útil para que ginecologistas e obstetras possam fazer o acompanhamento da gestação.Durante a gravidez, costuma-se fazer dois tipos de ultra-sonografia: a transvaginal (é colocado dentro da vagina e costuma ser utilizado no primeiro trimestre); e o abdominal (feito geralmente após o segundo semestre para identificar anomalias no feto).
Além destes, ainda existe o ultra-som com Doppler, que é utilizado para medir o fluxo sanguíneo através do coração, e o ultra-som para geração de imagens em 3D, que além de medir o fluxo sanguíneo é também bem mais eficiente para detectar anormalidades no feto.
A ultra-sonografia 3D é a preferida das mamães que costumam utilizá-la para ficar com a imagem do que seria ''a primeira foto do bebê''. Mas este exame costuma ser caro e, por isso mesmo, geralmente não é coberto pelos planos de saúde. Caso a mamãe queira fazer este exame precisará consultar o laboratório para saber o valor que deverá desembolsar.

                  Seguem abaixo dez razões para fazer a ultra-sonografia:

1) Verificar e determinar a idade do feto;
2) Acompanhar o crescimento do feto;
3) Obter as dimensões da cabeça, do tórax, do abdome e do fêmur;
4) Identificar deficiência dos ossos;
5) Determinar anormalidades congênitas;
6) Diagnosticar a posição fetal;
7) Identificar uma gravidez gemelar ou de múltiplos;
8) Verificar a posição da placenta para diagnosticar casos de placenta baixa ou descolada;
9) Diagnosticar tumor formado pela proliferação e pela degenerescência.
10) Esclarecer suspeita de morte fetal.

Então, se você estiver grávida, jamais deixe de fazer a ultra-sonografia. Este exame não é dolorido e ainda pode, a partir do quarto mês, lhe ajudar a descobrir o sexo do bebê.

Fonte : e-familynet

Nenhum comentário:

Postar um comentário